A) EMENTA
Mais do que a aplicação de conceitos de Marketing Digital, precisamos trabalhar o alcance do máximo de pessoas dentro de nossa segmentação. Cerca de 25% da população tem algum tipo de deficiência e muitas passam despercebidas por quem não convive com pessoas com deficiência. A acessibilidade na comunicação é necessária e abre portas para muitos consumidores. Você pode ver a acessibilidade como uma estratégia de negócios, mas, acima de tudo, é responsabilidade social. Com este módulo o aluno vai aprender as diretrizes de acessibilidades determinadas pelo consórcio WCAG, com foco na criação de conteúdo para a área cultural.
B) CARGA HORÁRIA
Serão 16 encontros coletivos, 2 encontros por semana de 2 horas cada, na plataforma Zoom (on-line à distância). Totalizando 32 horas em 2 meses. Dia e horário para combinar.
C) NÚMERO E PERFIL DE ALUNOS
Curso educacional para 60 alunos. Alunos da comunidade artística em geral (artistas, agentes culturais e produtores culturais) específicos em divulgar seu trabalho para o maior número de pessoas.
D) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Os módulos dos encontros terão aulas explicativas, com exemplos práticos, material disponibilizado para download e tempo para dúvidas sobre os assuntos abordados. Será apresentado aos alunos um conteúdo atual, em conformidade com as novas diretrizes de acessibilidade.
Acessibilidade Digital
● O que é Acessibilidade digital e as diretrizes das WCAG
● Camadas de orientação das WCAG 2.0
● Compreendendo os 4 princípios de acessibilidade
● Conceitos utilizados
● Por que você deve se preocupar com isso
● Principais barreiras
● Melhores práticas
● Design Universal
● Experiência do usuário
● “Para cego ver” e a importância do texto alternativo
● Leis e direitos
● Desafios e oportunidades
● Possibilidades de cada rede
● Eventos online acessíveis
● Ferramentas de acessibilidade
● Dicas para criação de conteúdos mais acessíveis na cultura
● Casos de sucesso
● Finalização