A) EMENTA
Um programa objetivo e inspirador, que oferece ferramentas simples e acessíveis para direcionar o seu negócio criativo e aproveitar ao máximo este momento de transição que estamos vivenciando.
Este programa pode trazer reflexões claras e oportunizantes sobre como construir ou influenciar seu negócio criativo com planejamento, essência e diferencial. Durante a pandemia, enfrentamos novos desafios, um momento de grandes inseguranças: tédio, falta de disposição, sensação de vazio, ansiedade e medo do desconhecido são apenas alguns dos aspectos que podem nos assombrar. A liberdade adquirida pelo empreendedorismo pode ser muito estimulante, mas também bastante assustadora se você não tiver claro as etapas sobre design e gestão. Este programa transforma esses temores em grandes possibilidades. Repleto de tarefas práticas, este programa mostra como desenvolver a própria criatividade, usando o tempo e a experiência ao seu favor, para fazer deste “presente”, aqui e agora, o período mais rico, completo e criativo da vida, comprovando que nunca é tarde demais para começar de novo. Pois, novas oportunidades se abrem.
B) CARGA HORÁRIA
Serão 16 encontros coletivos, 2 encontros por semana de 2 horas cada, em plataformas digitais on-line à distância. Totalizando 32 horas em 2 meses. Dia e horário para combinar.
C) NÚMERO E PERFIL DE ALUNOS
Curso educacional para 60 alunos. Alunos da comunidade artística em geral. Artistas ou criadores que já têm um negócio criativo e desejam ter como ampliar sua atuação, ter um negócio sustentável financeiramente e diferenciado.
D) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Os módulos dos encontros terão aula expositiva, caderno de exercício e mapmind com o resumo do conteúdo de cada aula.
Em todos os encontros teremos tempo para tirar dúvidas sobre os assuntos da aula anterior com a Correção das tarefas e espaço de reflexões sobre os assuntos e casos pertinentes sobre cada conteúdo.
Serão apresentadas às aulas propostas de parcerias para novos projetos e ampliação da atuação das áreas específicas, criando uma rede de profissionais que poderão fortalecer suas atividades e criar novas propostas coletivas.
Serão apresentadas aos alunos um conteúdo atual, diagnosticando demandas e necessidades dos alunos e seus negócios.
1. Pesquisa pelo google form para nivelamento dos alunos e áreas de interesse que atuam (exemplo: artesanato, artes visuais, teatro, música, dança, etc)
2. Trabalho de alinhamento com propósito e habilidades
3. Fraquezas e fortalezas dos negócios criativos
4. Diferencial e essência do trabalho
5. Modelo de negócio
6. Persona e cliente ideal
7. Jornada do cliente
8. Vendas/prospecção
9. Precificação
10. Modelos, protótipos e ideias de produtos e serviços
11. Tendências de mercado
12. A era das experiências
Usaremos várias metodologias como design sprint, canvas, scamp, check list de gestão, entre outras, para direcionar cada membro do programa a reinventar sua história e oportunizar uma influência em sua carreira de artista e produção criativa.